top of page
Search
laipaconvapers

Download intel turbo boost 2.0: como baixar e ativar o Intel Turbo Boost 2.0, a tecnologia que aumen



Baixar Intel Turbo Boost 2.0: como aumentar o desempenho do processador




Você quer tirar o máximo proveito do seu processador? Você quer executar seus aplicativos de forma mais rápida e suave? Nesse caso, você pode baixar o Intel Turbo Boost 2.0, uma tecnologia que pode aumentar dinamicamente a velocidade do seu processador quando você mais precisa.




download intel turbo boost 2.0



Neste artigo, explicaremos o que é a tecnologia Intel Turbo Boost, como verificar se o seu processador a suporta, como ativá-la ou desativá-la, como monitorá-la e como otimizá-la. Ao final deste artigo, você entenderá melhor como usar essa tecnologia para aumentar o desempenho do seu processador.


O que é a tecnologia Intel Turbo Boost?




A tecnologia Intel Turbo Boost é um recurso que permite que o processador seja executado automaticamente mais rápido do que sua frequência básica ao lidar com cargas de trabalho pesadas, desde que esteja operando dentro dos limites seguros de energia, temperatura e corrente. Isso pode aumentar o desempenho de aplicativos de encadeamento único e multiencadeado.


Existem duas versões da tecnologia Intel Turbo Boost: 2.0 e 3.0. Vamos dar uma olhada em cada um.


Tecnologia Intel Turbo Boost 2.0




A tecnologia Intel Turbo Boost 2.0 está disponível na maioria dos processadores Intel Core mais recentes que a 2ª geração (processadores Intel Core i5, i7, i9 e processadores Intel Xeon). Ele pode potencialmente aumentar a velocidade do processador até a Max Turbo Frequency, que é a frequência mais alta possível alcançável quando as condições permitem que o processador entre no modo turbo.


A Max Turbo Frequency varia dependendo da carga de trabalho, hardware, software e configuração do sistema. Por exemplo, o processador Intel Core i9-9900K tem uma frequência base de 3,60 GHz e uma frequência turbo máxima de 5,00 GHz.


A quantidade de tempo e frequência que o processador gasta no modo turbo depende de vários fatores, como:


  • Tipo de carga de trabalho



  • Número de núcleos ativos



  • Consumo atual estimado



  • Consumo de energia estimado



  • Temperatura do processador



A tecnologia Intel Turbo Boost 2.0 possui vários algoritmos que operam em paralelo para gerenciar esses fatores e maximizar a frequência e a eficiência energética.


Tecnologia Intel Turbo Boost Max 3.0




A Tecnologia Intel Turbo Boost Max 3.0 é uma versão aprimorada do 2.0 que aumenta a velocidade dos núcleos mais rápidos do processador individualmente, ao mesmo tempo em que direciona cargas de trabalho críticas para esses núcleos otimizados. Ele pode aumentar o desempenho de thread único em até 15%.


Essa tecnologia está disponível em alguns processadores Intel Core, como o processador Intel Core i9-10980XE Extreme Edition. Requer um chipset de placa-mãe compatível, BIOS, firmware e software.


Para usar essa tecnologia, você precisa baixar e instalar o driver Intel Turbo Boost Max Technology 3.0 no site da Intel. Este driver identificará os núcleos mais rápidos do seu processador e fornecerá uma interface para que os aplicativos os utilizem.


Como verificar se o seu processador suporta a tecnologia Intel Turbo Boost?




Se você deseja fazer o download do Intel Turbo Boost 2.0 ou 3.0, primeiro precisa se certificar de que seu processador o suporta. Existem duas maneiras de fazer isso:


Verifique as especificações do processador




A maneira mais fácil de verificar se o seu processador suporta a tecnologia Intel Turbo Boost é procurar suas especificações no site da Intel. Você pode pesquisar pelo nome do processador, número ou nome do código. Por exemplo, se você tiver um processador Intel Core i7-9700K, poderá pesquisar por "i7-9700K" e encontrar a página do produto.


Na página do produto, você pode ver as especificações do processador, como a frequência base, a Max Turbo Frequency e a versão da tecnologia Intel Turbo Boost. Se você vir "Sim" em Tecnologia Intel Turbo Boost, isso significa que seu processador é compatível. Se você vir "Não", significa que seu processador não é compatível.


Use um Software de Terceiros




Outra maneira de verificar se o seu processador oferece suporte à tecnologia Intel Turbo Boost é usar um software de terceiros que possa detectar e exibir as informações do processador. Alguns exemplos de tais softwares são CPU-Z, HWiNFO e Speccy.


Depois de baixar e instalar um desses softwares, você pode executá-lo e procurar a seção do processador. Lá, você poderá ver o nome, o número e a frequência do processador. Você também deve ser capaz de ver se a tecnologia Intel Turbo Boost está ativada ou desativada.


Como ativar ou desativar a tecnologia Intel Turbo Boost?




Se o seu processador for compatível com a tecnologia Intel Turbo Boost, ela geralmente estará habilitada por padrão. No entanto, pode haver situações em que você deseja desativá-lo ou ativá-lo novamente. Por exemplo, você pode desativá-lo para economizar bateria, reduzir o calor ou solucionar alguns problemas. Ou talvez você queira ativá-lo para melhorar o desempenho, executar aplicativos mais rápidos ou testar alguns benchmarks.


Há duas maneiras de habilitar ou desabilitar a tecnologia Intel Turbo Boost: no BIOS ou no Windows.


Ativar ou desativar no BIOS




O BIOS (Basic Input/Output System) é um software que controla as configurações de hardware do seu computador. É a primeira coisa que é executada quando você liga o computador. Para acessar o BIOS, você precisa pressionar uma determinada tecla (como F2, F10 ou Del) durante o processo de inicialização.


Depois de entrar no BIOS, você precisa procurar a opção que controla a tecnologia Intel Turbo Boost. Pode estar em menus diferentes, dependendo do modelo e fabricante da sua placa-mãe. Alguns nomes comuns para esta opção são:


  • Recursos da CPU



  • Configuração avançada da CPU



  • Gerenciamento de energia da CPU



  • Desempenho da CPU



Depois de encontrar a opção, você pode alterar seu valor de Ativado para Desativado ou vice-versa. Então, você precisa salvar as alterações e sair do BIOS.


Ativar ou desativar no Windows




Se você não deseja entrar no BIOS, também pode ativar ou desativar a tecnologia Intel Turbo Boost no Windows.No entanto, esse método pode não funcionar para todos os processadores e sistemas.


Para habilitar ou desabilitar a tecnologia Intel Turbo Boost no Windows, você precisa seguir estas etapas:


  • Abra o Painel de Controle e clique em Hardware e Sons.



  • Clique em Opções de energia e selecione o plano de energia que você está usando.



  • Clique em Alterar configurações do plano e depois em Alterar configurações avançadas de energia.



  • Expanda a seção Gerenciamento de energia do processador e, em seguida, a seção Estado máximo do processador.



  • Altere o valor de On battery and Plugged in para 100% para ativar a tecnologia Intel Turbo Boost ou para uma porcentagem menor (como 99%) para desativá-la.



  • Clique em Aplicar e OK para salvar as alterações.



Como monitorar a tecnologia Intel Turbo Boost?




Se você quiser ver como a tecnologia Intel Turbo Boost funciona em seu processador, você precisa monitorar sua frequência e temperatura. Existem várias ferramentas que podem ajudá-lo a fazer isso:


Use o monitor de tecnologia Intel Turbo Boost




O Intel Turbo Boost Technology Monitor é um software que exibe a frequência de cada núcleo do seu processador e mostra quando eles entram ou saem do modo turbo.


Para usar esta ferramenta, você precisa baixá-la e instalá-la no site da Intel. Em seguida, você pode executá-lo e ver uma representação gráfica da frequência do processador e do status do modo turbo.


Use outras ferramentas de monitoramento




Se quiser mais informações sobre o desempenho do processador, como temperatura, voltagem, consumo de energia, utilização e assim por diante, você pode usar outras ferramentas de monitoramento compatíveis com a tecnologia Intel Turbo Boost. Alguns exemplos dessas ferramentas são:


  • CPU-Z: Um software que mostra informações detalhadas sobre o seu processador, como nome, número, nome do código, níveis de cache, conjuntos de instruções, velocidade do núcleo, multiplicador, velocidade do barramento, etc.



  • HWiNFO : Um software que mostra informações abrangentes sobre o seu processador, como nome, número, codinome, arquitetura, soquete, contagem de núcleos, contagem de threads, frequência, temperatura, tensão, consumo de energia, utilização, etc.



  • Speccy: Um software que mostra informações gerais sobre o seu processador, como nome, número, codinome, embalagem, tecnologia, voltagem do núcleo, velocidade do núcleo, velocidade do barramento, temperatura, etc.



Essas ferramentas também podem mostrar informações sobre outros componentes do seu sistema, como placa-mãe, memória, placa gráfica, dispositivos de armazenamento, etc.


Como otimizar a tecnologia Intel Turbo Boost?




Se você deseja obter o melhor desempenho da tecnologia Intel Turbo Boost, é necessário otimizar alguns fatores que afetam sua operação. Aqui estão algumas dicas para otimizar a tecnologia Intel Turbo Boost:


Mantenha seu sistema fresco e limpo




Um dos principais fatores que limitam a tecnologia Intel Turbo Boost é a temperatura do processador. Se o processador ficar muito quente, ele reduzirá sua frequência para evitar superaquecimento e danos. Portanto, você precisa manter seu sistema refrigerado e limpo para permitir que a tecnologia Intel Turbo Boost funcione com todo o seu potencial.


Para manter seu sistema fresco e limpo, você deve:


  • Limpe a poeira e a sujeira de seus ventiladores, aberturas e dissipadores de calor regularmente.



  • Use uma boa pasta térmica entre o processador e o dissipador de calor.



  • Use um bom sistema de resfriamento para o seu processador, como um ventilador, um refrigerador de líquido ou um tubo de calor.



  • Evite colocar seu sistema em um ambiente quente ou úmido.



  • Evite bloquear o fluxo de ar ao redor do seu sistema.



Ajuste as configurações de energia




Outro fator que afeta a tecnologia Intel Turbo Boost são as configurações de energia do seu sistema. Se você usar um modo de baixo consumo de energia ou um modo de economia de bateria, isso limitará a frequência do processador para economizar energia. Portanto, você precisa ajustar as configurações de energia para permitir que a tecnologia Intel Turbo Boost funcione com todo o seu potencial.


Para ajustar as configurações de energia, você deve:


  • Use um modo de alto desempenho ou um modo balanceado quando precisar de mais velocidade e desempenho.



  • Use um modo de baixo consumo de energia ou um modo de economia de bateria quando precisar de mais bateria e menos calor.



  • Conecte seu sistema a uma tomada elétrica sempre que possível.



  • Evite usar muitos programas ou dispositivos que consomem muita energia.



Atualize os Drivers e o Firmware




O último fator que afeta a tecnologia Intel Turbo Boost são os drivers e o firmware do seu sistema. Se você usar drivers ou firmware desatualizados ou incompatíveis, isso pode causar alguns problemas ou erros com a tecnologia Intel Turbo Boost. Portanto, você precisa atualizar os drivers e o firmware para garantir que a tecnologia Intel Turbo Boost seja executada sem problemas e corretamente.


Para atualizar os drivers e o firmware, você deve:


  • Baixe e instale os drivers e firmware mais recentes dos sites oficiais do fabricante do processador (Intel), fabricante da placa-mãe (como ASUS) e provedor do sistema operacional (Microsoft).



  • Evite usar drivers ou firmware não oficiais ou modificados que possam causar instabilidade ou danos ao seu sistema.



  • Faça backup de seus dados antes de atualizar os drivers ou firmware, caso algo dê errado.



Conclusão




Neste artigo, explicamos o que é a tecnologia Intel Turbo Boost, como verificar se o seu processador a suporta, como ativá-la ou desativá-la, como monitorá-la e como otimizá-la. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender como usar essa tecnologia para aumentar o desempenho do processador.


Se você tiver alguma dúvida ou comentário sobre este artigo ou sobre a tecnologia Intel Turbo Boost em geral, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo. Gostaríamos muito de ouvir de você!


perguntas frequentes




Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre a tecnologia Intel Turbo Boost:


P: A tecnologia Intel Turbo Boost é segura?




R: Sim, a tecnologia Intel Turbo Boost é segura e confiável. Ele foi projetado para operar dentro dos limites seguros de energia, temperatura e corrente do processador. Não faz overclock ou superaquece o processador. Ele só aumenta a frequência quando as condições permitem e a reduz quando as condições mudam.


P: A tecnologia Intel Turbo Boost afeta a duração da bateria?




R: Sim, a tecnologia Intel Turbo Boost pode afetar a duração da bateria.Quando o processador funciona mais rápido, ele consome mais energia e descarrega a bateria mais rapidamente. No entanto, a tecnologia Intel Turbo Boost também reduz a frequência quando a carga de trabalho é leve ou quando a bateria está fraca, o que pode economizar energia e prolongar a vida útil da bateria. Portanto, o efeito líquido da tecnologia Intel Turbo Boost na duração da bateria depende de como você usa o sistema e de quais configurações de energia você escolhe.


P: A tecnologia Intel Turbo Boost funciona com todos os aplicativos?




R: Sim, a tecnologia Intel Turbo Boost funciona com todos os aplicativos executados em seu processador. No entanto, alguns aplicativos podem se beneficiar mais da tecnologia Intel Turbo Boost do que outros. Por exemplo, aplicativos de thread único ou que usam alguns núcleos podem se beneficiar mais da tecnologia Intel Turbo Boost Max 3.0, que aumenta a velocidade dos núcleos mais rápidos. Os aplicativos multiencadeados ou que usam muitos núcleos podem se beneficiar mais da tecnologia Intel Turbo Boost 2.0, que aumenta a velocidade de todos os núcleos.


P: Como posso saber se a tecnologia Intel Turbo Boost está funcionando?




R: Você pode saber se a tecnologia Intel Turbo Boost está funcionando monitorando a frequência dos núcleos do processador. Você pode usar as ferramentas que mencionamos neste artigo, como Intel Turbo Boost Technology Monitor, CPU-Z, HWiNFO ou Speccy. Essas ferramentas mostrarão a frequência atual de cada núcleo e se está no modo turbo ou não.


P: Posso controlar manualmente a tecnologia Intel Turbo Boost?




R: Não, você não pode controlar manualmente a tecnologia Intel Turbo Boost. É um recurso automático que ajusta a frequência do processador de acordo com a carga de trabalho e as condições do sistema. Você só pode ativá-lo ou desativá-lo no BIOS ou no Windows, mas não pode definir uma frequência ou duração específica para ele. 0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All

Cr oracle odbc driver 5.3 download

Como baixar e usar o CR Oracle ODBC Driver 5.3 Se você estiver trabalhando com Crystal Reports e banco de dados Oracle, pode precisar de...

Comments


bottom of page